sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A antropologia no quadro das ciências

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé
Graduação em História







Bruno Botelho Horta
Quarto Período







A antropologia no quadro das ciências
Matéria: Antropologia Cultural
Professor: Dauro












O estudo das Ciências da natureza ou naturais e das Ciências sociais ou humanas pode ser situado no campo da antropologia social ou cultural aproximando-as, ainda mais, do homem em uma visão e uma prática por ele executadas.
Os fatos fundamentalmente mais simples são estudados pelas ciências naturais. São descritos como mais simples por serem facilmente isoláveis. E serem recorrentes e sincrônicos. Essa recorrência pode ser provada ou testada quando uma teoria feita por dois observadores diferentes, situados em lugares diferentes e até com perspectivas opostas podem produzir o mesmo fenômeno. Esta mesma possibilidade não pode ser construída nas ciências sociais, que estudam sistemas complexos e com elementos de casualidade e de complexa determinação. Mesmo que consigamos reunir todos os elementos de um fato social, seria impossível recriar todo ambiente e todo clima da um determinado momento. Fato que ocorre inversamente nas ciências naturais, onde a repetição de elementos gera a repetição de resultados. Da mesma forma podemos diferenciar os fatos naturais dos sociais quando analisamos a possibilidade de existência dos fatos na atualidade. Os naturais acontecem de forma igual a todo o momento, já os sociais possuem um caráter único, impossível de ser realizado no presente exatamente como foi no passado.
Mesmo sendo algo desejável para alguns cientistas sociais é impossível reproduzir um fato social em laboratório. Alguns pedaços de realidade podem até ser reproduzidos, mas a reconstrução verdadeira, incluindo todos os fatos em questão é uma totalização impossível. É relevante para analisar a abordagem diferente de cada ciência que o observador da ciência social pode julgar, por seus interesses ou motivações, diferentemente do natural que só tem um resultado fixo.
Estas duas ciências possuem alguns elementos em comum. Certamente que esses elementos não invalidam ou põem em duvida qualquer das fundamentações expostas anteriormente, mas são pontos de convergência entre elas.
A Antropologia Biológica utiliza o conhecimento estatístico e se dedica ao estudo dos primatas superiores, sendo assim um campo das ciências sociais que se aproxima das ciências naturais. Assim como a Antropologia Arqueológica que apesar de estudar as sociedades, estuda sociedades já desaparecidas, isto é, sociedades que não se modificam mais. Sendo um objeto estático de estudo.
Desta forma em alguns aspectos as ciências se misturam, mas não perdem suas características nem invalidam os fundamentos da outra. Ampliando o campo da formação humana e sua evolução antropológica e cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário